domingo, 2 de dezembro de 2012

Formação




Os noviços e a Ir. Maria Vieira Feitoza, ICP, encerraram dia 28 um trabalho de Dinâmica Interpessoal de Grupo, na área de formação humana, iniciado em agosto.
Durante esta caminhada muito foi refletido e desenvolvido durante encontros semanais, em grupo e individualmente, resgatando nestes momentos o olhar sobre si mesmo, apropriando-se da vida pessoal,  da  história, dos sonhos e de seu potencial.
A expressão “formação humana” alude à ideia de que a humanização é um processo.
Como estão os alicerces desta construção?
Foi um tempo de reflexão interior sobre elementos muito importantes: desenvolvimento humano a partir de Freud, Jung, Erick Ericksson; desenvolvimento da sexualidade, afetividade, autoestima, administração de conflitos, inteligência e saúde emocional.
Foi um estímulo para o cultivo da vida interior.
Todo ser humano tem o desejo e a sede de ser uma pessoa inteira, integrada em suas dimensões. Para isso é necessário um encontro com Deus, que ocasiona um consigo mesmo.
Tempo de se autoconhecer um pouco mais, e de amadurecer a capacidade de assumir o próprio crescimento, a individuação, ou seja, o tornar-se o que somos.
Em Jo 10, 14 Jesus diz: "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem". 
Essa dinâmica mostra que todos nós devemos nos conhecer bem, para poder amar. Deus nos conhece e nos ama. Ele nos conhece pelo nosso nome (Ap 2, 17b). Foi assim que Jesus e os apóstolos começaram a ter amizade, como em Jo 1, 39: "Então (Pedro e André) foram e viram onde (Jesus) morava e permaneceram com ele naquele dia".
































Nenhum comentário:

Postar um comentário