Vocação

Serviço de Animação Vocacional- 
Freis Carmelitas, Brasil/Sul
Frei Evandro Bernat, ocd
evandrobernat@yahoo.com.br
www.carmelitaspf.blogspot.com.br



Vocação – palavra que usamos habitualmente e não sabemos bem o seu significado.
É a graça que Deus nos concede para que possamos realizar aquilo a que nos chama.
É capacitação para realizar algo. Deus capacita todos os chamados, ou melhor, dá os meios e instrumentos para segui-lo.

Chamados a ser carmelitas descalços

Se Deus te chama à vida carmelitana, quer dizer que Ele te deu tudo o que necessitas para chegar a ser um bom carmelita.
Ser carmelita é uma vocação específica, diferente de qualquer outra família religiosa. Por que é diferente? Porque temos um carisma próprio – peculiar – de viver o Evangelho.

O que é ser Carmelita:

1º) Ser uma pessoa de oração: Somos conhecidos na Igreja como uma família dedicada à oração. Tal oração não pode ser apenas um momento de repetir fórmulas prontas, mas um momento de intimidade com Deus.

A oração é um relacionamento de amizade com aquele que sabemos que nos ama.
A oração nasce da necessidade de um coração fascinado – atraído – enamorado – encantado por Deus.
 A oração é...
- a água que vitaliza;
- o sol que ilumina;
- o motor que move e
- o alimento que fortalece
Para se orante é preciso viver na presença de Deus. Colocar os olhos unicamente no Cristo. No dizer de Santa Teresinha: “Não se passou três minutos de minha vida sem que eu pensasse em Deus”.

2º) Viver em fraternidade: O desejo da Santa Madre Teresa de Jesus é que reinasse em nossas comunidades o espírito de família.

Diz Santa Teresa que nesta casa...
- todos hão de se amar;
- todos hão de ser amigos;
- todos hão de se querer bem;
- todos hão de se ajudar;
- todos hão de ser iguais.
Para tanto precisamos dialogar. Conhecer para amar.


3º) Ser alegre: Com Santa Teresa, se retoma o aspecto festivo da vida religiosa, fruto da realização pessoal da vocação. Ela mesma nos diz “De santos tristes, livre-nos Deus”. Pessoas alegres, vibrantes, contentes, entusiasmadas. Quanto mais santo, mais alegre.
Neste intuito, introduz juntamente com as duas horas de oração mental, duas horas de recreação. Momento de lazer, de diversão comunitária.

4º) Amar e servir a Igreja: Teresa de Jesus contempla as grandes necessidades da Igreja em sua época e busca fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar a Igreja. Amor filial: “Enfim morro filha da Igreja”. Quis que seus filhos estivessem ao serviço da Igreja: “Se não servires a Igreja, não terá cumprido com sua vocação”.

Nossa Missão é fazer com que todos sejam amigos fortes de Deus.

5º) Ter a Virgem Maria como Mãe, Irmã, Modelo e Protetora: O Carmelo é todo de Maria. Desde o nosso nascimento no Monte Carmelo carregamos essa inestimável graça de ser reconhecidos como a Ordem de Maria. Maria muito mais que nossa mãe e protetora é o grande modelo de vida. É a que ouve a Palavra, medita em seu coração e a põe em prática.
É preciso silenciar para ouvir a Deus, por isso o carmelita é um grande amante do silêncio. No dizer de são João da Cruz: “Uma só palavra falou o Pai, Jesus Cristo e falou no eterno silêncio e em silêncio deve ser ouvido pela alma”. A meditação consiste na sintonia com Deus. Ele é o nosso “Mestre interior”, o nosso “Livro vivo”.



video

"AMIGOS FORTES DE DEUS, COM MARIA, SANTA TERESA E SÃO JOÃO DA CRUZ!"

................................................................................

A VOCAÇÃO DO CARMELITA


Ser chamado por Deus, para viver uma vocação especial, que é a vocação de Carmelita. É buscar a união com Deus, viver na intimidade de Deus.
O carmelita que tem suas raízes no monte Carmelo onde viveu Santo Elias, que possui no seu ser um desejo de aventurar-se na caminhada rumo ao ser interior no encontro com o Senhor e lá descobrir uma vida intensa e rica da presença divina. Para responder ao mundo que vive desde Deus, ser profeta denunciando a idolatria do consumismo de toda espécie de bens, que leva as pessoas a uma escravidão das coisas e de tudo o que acaba com o dom da vida.
O carmelita descalço, na intimidade com Deus, descobre nova forma de vida, e entende A vida desde a ótica de Deus, por isso, o carmelita é uma pessoa de oração de diálogo com Deus, que faz uma amizade íntima com Deus, torna-se um amigo forte de Deus, para ajudar Cristo na transformação do mundo, em fim, ajudar a Jesus Cristo a ter mais amigos seus.
Acredite Deus pode estar te chamando para viver uma longa história de amor com Ele, a resposta é sua. E não esqueça “a vocação é um chamado de Deus, para ser um amigo forte de Deus". Venha fazer parte desta família! Escreva-nos!

Centro de Espiritualidade Monte Carmelo/ Noviciado Santa Teresa dos Andes
Endereço: Rua Monte Carmelo, 150 - Cx. P. 98 - Jd. Nova Esperança - CEP: 86001-970 - Londrina - PR
Fone/Fax: (43) 3342-7385